Escolhendo um Modelo de IA

O Adapta One 26 permite trocar entre Modelos de IA (também conhecidos como LLMs) para otimizar seus resultados. Entenda o que são, por que trocar, quando trocar e como escolher o melhor modelo.

Guia de LLM's - Parte 1
Guia de LLM's - Parte 2

Resumo rápido

Cada modelo de IA possui suas características e destaques próprios. Portanto, você pode utilizar o modelo ONE, que irá selecionar sempre a melhor IA para o seu trabalho específico, entre as melhores LLMs da Adapta. Enquanto o modelo ONE Pro, combina o raciocínio das IAs de raciocínio lógico, trazendo respostas mais estratégicas e racicínio lógico avançado, mas sendo menos consistentes para escrita com base em exemplos ou redação de conteúdo. Em geral, o ONE Pro se destaca nas estratégias e raciocínio lógico, enquanto o modelo ONE te dará ótima consistência e redação.

O Que é uma IA(LLM)

Um Modelo de IA, conhecido como LLM (Grande Modelo de Linguagem), é um algoritmo complexo, treinado em diversos livros, artigos e sites para entender e escrever texto utilizando os padrões da linguagem humana. Dessa forma, ela pode entender e criar texto, responder a perguntas e realizar uma infinidade trabalhos que, antes, só poderiam ser feitos por humanos. Ou seja, um algoritmo capaz de simular um ser humano com maestria na execução de tarefas por meio da comunicação em texto.

Diferentes Modelos de IA

As principais empresas de tecnologia no mundo estão disputando o mercado do uso de IA com investimentos bilionários, e assim como toda concorrência entre produtos, cada IA tem um diferencial próprio e pontos em que se destaca.

Por que usar mais de um modelo de IA?

  • Habilidades diferentes: Apesar de todas serem LLMs, cada uma delas se destaca em uma tarefa específica. Por exemplo:

    • Claude é muito bom para codificação e tarefas lógicas

    • GPT é muito consistente fazendo traduções

    • Gemini consegue sustentar chats mais longos

  • Estilos de Escrita: Cada modelo tem um estilo de produção textual diferente. Por exemplo:

    • Claude se destaca por sua linguagem mais natural e humanizada

    • GPT tem um tom mais técnico

    • Gemini tende a ser bem explicativo

  • Preferência Pessoal: A qualidade da resposta de uma IA é um critério subjetivo, portanto, uma resposta da IA pode ter uma avaliação muito positiva de um usuário, mas péssima de outro

Acessando Diferentes Modelos de IA

Para usar diferentes modelos de IA acesse o seletor de modelos e escolha uma das IAs de acordo com o vídeo abaixo:

Qual modelo de IA usar?

Modelo ONE

O modelo ONE é o seletor automático de LLMs, cuja função é entender melhor o seu comando e te enviar a resposta do modelo de IA mais adequado para aquele trabalho específico. Além disso, independentemente do modelo escolhido, o Adapta One 26 aciona automaticamente as ferramentas necessárias (pesquisa web, análise de arquivos, geração de imagens, etc.) para cada tarefa. Por isso, recomendamos usar o ONE como modelo favorito na Adapta.

Modelo ONE Pro Diferente do modelo ONE, o ONE Pro combina a resposta das duas IAs de raciocínio avançado, trazendo uma única resposta com um raciocínio ainda melhor, sendo excelente para formular novas estratégias, ter ideias e executar processos lógicos.

Quando trocar de Modelos:

  • Resultados Insatisfatório em uma Tarefa: Se você não está satisfeito com as respostas ou com o desempenho do Modelo de IA, você pode tentar utilizar outra IA, que pode se sair melhor nessa tarefa.

  • Você conhece as IAs: Se você conhece as características de cada um dos modelos ou gosta do estilo de escrita de algum deles, pode ir diretamente àqueles com melhor desempenho nessa tarefa

  • Aprender sobre as IAs: Se você está curioso para ver como diferentes modelos de IA abordam o mesmo problema.

Por que usar mais de um modelo de IA?

  • Habilidades diferentes: Apesar de todas serem LLMs, cada uma delas se destaca em uma tarefa específica. Por exemplo, Claude é muito bom para codificação e tarefas lógicas, o GPT é muito consistente fazendo traduções e o Gemini consegue sustentar chats mais longos.

  • Estilos de Escrita: Cada modelo tem um estilo de produção textual diferente. Por exemplo, o Claude se destaca por sua linguagem mais natural e humanizada, o GPT tem um tom mais técnico e o Gemini tende a ser bem explicativo.

  • Preferência Pessoal: A qualidade da resposta de uma IA é um critério subjetivo, portanto, uma resposta da IA pode ter uma avaliação muito positiva de um usuário, mas péssima de outro.

​Conclusão

A funcionalidade de alternar entre diferentes Modelos de IA te ajuda a tirar o máximo proveito de cada uma delas, principalmente usando os modelos ONE e ONE Pro, nossos destaques da plataforma

Continue explorando, experimentando e aprendendo com a Adapta.

Atualizado

Isto foi útil?